Celulite no Pescoço

A celulite no pescoço é causada por bactérias que entram na corrente sanguínea e inflamam as camadas mais profundas da pele.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Tipos

Adeus Celulite

Ao pensarmos em celulite, logo nos vêm à cabeça imagens de pernas, coxas, nádegas e barrigas cujas peles têm o aspecto de casca de laranja, não é mesmo? Porém, felizmente com menos frequência, a celulite pode aparecer também no pescoço como resultado de uma infecção, normalmente nos dentes. Para evitar que elas acometam a sua pele, conheça tudo sobre a celulite no pescoço nesse artigo e previna-se!

celulite-no-pescoco

O Que é a Celulite no Pescoço

A celulite no pescoço é resultado de uma infecção aguda na derme e no tecido celular subcutâneo, ou melhor, das camadas mais profundas da pele. Várias bactérias podem causar esse tipo de celulite, dentre as quais a estreptococo é uma das principais entre os adultos. Já a estafilococo e as hemófilas costumam atacar os recém-nascidos enquanto as pseudômonas, os idosos.

Para as mulheres, uma boa notícia: a celulite de pescoço atinge mais os homens e a incidência maior é entre os 2 e os 11 anos de idade. Outros motivos para o aparecimento dessa celulite são as lesões da pele por picadas de insetos ou traumatismos, doenças do ouvido médio e problemas estomacais.

Sintomas da Celulite no Pescoço

Normalmente, é difícil perceber algum sintoma resultante da celulite no pescoço e, por isso, alguns sinais devem ser percebidos criteriosamente. Para tanto, o profissional deverá fazer uma extensa anamnese para conhecer a origem da doença. Dessa forma, é possível atacar diretamente o sujeito causador da celulite e, finalmente, conseguir a cura.

Como Surge

A celulite no pescoço pode surgir de quedas de dentes ocorridas por causa da necrose dentária por secção de algum vaso e, portanto, a infecção pode ter começado aos antes das primeiras manifestações clínicas, o que leva á formação de fístulas que podem obstruir os vasos, fazendo com que uma infecção periodôntica se desenvolva e se espalhe pelos tecidos contíguos aos da face.

Como Tratar a Celulite no Pescoço

Por ser causada por bactérias, o tratamento da celulite no pescoço se baseia no manuseio de antibactericidas, mas às vezes, é necessário extrair o dente envolvido no caso para que haja uma resolução clínica mais rápida e eficaz, além de evitar complicações associadas que, se não prevenidas, podem gerar situações de morbilidade significativa como a sépsis, a trombose seio cavernoso ou o abscesso cerebral, apesar de serem raros.

Embora não seja contagiosa, a celulite no pescoço, quando não bem tratada ou muito agravada, pode deixar algumas sequelas como linfedemas (inchaços permanentes causados por danos no sistema de drenagem linfática), cicatrizes ou manchas.

Como Prevenir a Celulite no Pescoço

A melhor e mais eficiente maneira de se prevenir a celulite no pescoço é fechando as portas de entrada das bactérias na pele, ou seja, mantendo os machucados e as feridas sempre limpos. E elas podem entrar até pela simples manipulação de lesões cutâneas como os cravos e as espinhas. É muito importante lavar bem as mãos e as unhas antes de mexer neles, mas o melhor mesmo é deixar com que sequem naturalmente ou procurar por um profissional. Além disso, visite o dentista regularmente para verificar se existe alguma porta de entrada dessas bactérias para se ver livre dessa doença tão grave e problemática.

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

Comente!




*Campos obrigatórios