Musculação & Celulite

Para reduzir as marcas da celulite, é preciso fazer um tratamento completo, que vai das atividades aeróbicas até a alimentação.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Tratamento

Adeus Celulite

A celulite é algo que acomete cerca de 9 em cada 10 mulheres, mesmo aquelas que cuidam de sua alimentação e do seu peso, afinal, também pode ser gerada por herança genética. Embora não seja nenhuma patologia perigosa, a celulite pode acabar com a autoestima e deixar uma mulher deprimida, caso seja extremamente vaidosa. Contudo, é possível amenizar as marcas deixadas pela celulite, contanto que você seja determinada e tenha muita força de vontade, pois terá que mudar o seu ritmo de vida e apostar em uma dieta mais saudável. Portanto, veja como a musculação pode te ajudar com a celulite:

musculacao-celulite

De Onde Vem a Celulite

Para que as mulheres tenham a forma arredondada, seu organismo produz um hormônio conhecido como estrogênio, que o faz acumular mais gordura, além de protegê-lo e equilibrá-lo em suas funções essenciais. Sendo assim, elas possuem uma gordura chamada “específica do sexo”, que corresponde a 9% a mais que o corpo masculino. Porém, elas ainda têm os 3% referentes à gordura essencial. Dessa forma, ao somarmos os 2 tipos de gordura, teremos 12% ao todo no corpo feminino. Assim, quando elas acumulam mais gordura que esses 12%, sofrem um aumento dos adipócitos, que incharão. Como não haverá espaço na trama de fibras reticulares, a pele se alongará e, como é elástica, não poderá esconder tal processo, fazendo surgir os temerosos furinhos conhecidos como celulite.

Exercícios Localizados

Se você pensa que os exercícios localizados servem para queimar a gordura localizada, está muito enganada. Na realidade, eles servem para aumentar a irrigação e a circulação do sangue local, o que é ótimo para amenizar a celulite, já que outro motivo para o aparecimento dos furinhos é o excesso de toxinas no local afetado. Então, ao praticarmos os exercícios localizados, nos livramos da linfa, que fará com que as enzimas se ativem e, consequentemente, movimentem a gordura, eliminando-a através da urina. Por isso, sempre que puder, faça exercícios localizados.

Exercícios Aeróbicos

Para queimar gordura de maneira eficiente, é necessário gastar mais energia que as consumidas. Sendo assim os exercícios aeróbicos têm grande importância nesse quesito, já que ajudam a melhorar a capacidade cardiovascular, requerendo maior utilização dos ácidos graxos como fonte primária de queima de calorias. Dessa forma, comece a praticar caminhada, corrida, ciclismo ou natação para auxiliar o seu organismo a tostar as calorias excessivas para acabar com a celulite.

E a Musculação?

Agora sim, chegamos ao nosso ponto chave: a musculação contra a celulite. Ela contribuirá para que o seu corpo perca gordura e ganhe massa muscular, o que deixará o seu corpo mais firme e aumentará a queima calórica devido ao aumento da massa. Para que isso aconteça, dê preferência a exercícios que trabalhem com as coxas, nádegas e pernas como o agachamento unilateral, o agachamento, o legpress 45°, glúteos com caneleiras e cross over. Por sua vez, aparelhos como a cadeira extensora, a mesa flexora, o gráviton e as cadeiras adutora e abdutora também são importantíssimos para manter o corpo sem celulites.

Porém alguns exercícios de musculação podem PIORAR o grau de sua celulite, então muito cuidado. Veja aqui 3 exercícios que pioram a celulite.

Mas em geral, quando falamos de musculação, exercícios, pesos, aeróbicos e qualquer atividade física para combate da celulite, temos que ressaltar sempre os movimentos direcionados. Você precisa trabalhar todos os músculos da parte inferior do corpo de maneira igual, para que a camada da pele de cima fique mais lisa. Assista ao vídeo abaixo e veja quais são os melhores exercícios.

Vídeo Adeus Celulite

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

Comente!




*Campos obrigatórios