Chás que Combatem a Celulite

Do poder que os chás têm ninguém duvida. Saiba como eles podem te ajudar a reduzir as celulites.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Tratamento

Adeus Celulite

Algumas substâncias que encontramos em algumas frutas e legumes, ou mesmo em ervas, podem ajudar a combater a celulite. Isso porque a celulite tem muitas causas, sendo elas o acúmulo de gordura, a retenção de líquidos e toxinas, a flacidez e as fibroses. Algumas ervas ajudam a queimar o excesso de gordura no corpo, desintoxicam o nosso organismo e estimulam a circulação o que melhora a retenção de líquido. Baseado nesses conhecimentos, muitos pesquisadores estão percebendo o quanto os chás podem ser aliados importantes no tratamento da celulite.

Alecrim

O chá de Alecrim é utilizado e recomendado por médicos e terapeutas para muitos fins, como por exemplo, para diminuir a queda dos cabelos e amenizar problemas como aftas, gengivites e estomatites. Mas á parte disso, ele nos interessa no combate à celulite pela ativação que ele realiza na circulação sanguínea do organismo, e pelo combate aos radicais livres.

Essas ações já são de muita ajuda para melhorar a saúde da sua pele, e mesmo assim o chá de Alecrim oferece mais: ele ameniza de forma efetiva os sintomas da TPM, sendo portanto um aliado e tanto para todas as mulheres em qualquer situação.

Chá Mate

O Chá Mate, por sua vez, é rico em cafeína e antioxidantes, melhorando de forma significativa a eliminação das toxinas acumuladas. Além disso, o Chá Mate é famoso pelas suas propriedades que retardam o envelhecimento precoce do organismo. Mas para tanto, o chá deve ser consumido diariamente, entre uma e três xícaras todos os dias, para ter um efeito desejável. Ele é particularmente eficaz contra a celulite, e frequentemente é inserido em dietas e programas que visam a redução dos furinhos.

Bardana

O Chá de Bardana é indicado no combate à celulite por suas propriedades depurativas e diuréticas, que ajudam e muito na eliminação das toxinas presentes no corpo e no funcionamento regular de todo o organismo. Esse chá possui ainda propriedades anti-inflamatórias e ajuda no rejuvenescimento da pele, sendo por isso um dos mais completos no combate à celulite. O chá deve ser tomado, para que seus efeitos sejam percebidos e suficientes, diariamente e de duas a três xícaras por dia.

Capim Limão

O Capim Limão possui propriedades interessantes para todas as mulheres que querem emagrecer e combater a celulite. Isso porque o chá dessa erva facilita a digestão, reduz a retenção de líquidos e acelera significativamente o metabolismo, ajudando na queima de gordura durante todo o dia. Essa propriedade faz com que ele seja uma espécie de termogênico natural, que ajuda a aumentar a queima calórica quando realizamos exercícios ou nas atividades naturais do nosso dia. Como é também diurético, o chá de Capim Limão ajuda a combater o inchaço que muitas vezes acomete o corpo feminino, principalmente como sintoma da TPM.

Dente de leão

O Dente de Leão é uma das ervas mais impressionantes que podemos encontrar, principalmente porque podemos encontrá-lo em qualquer quintal ou jardim. Ela é muitas vezes considerada erva daninha e retirada sem qualquer cuidado, sendo que, se os donos do lugar soubessem das duas propriedades isso não aconteceria. O chá de Dente de Leão é um dos mais ricos, e fornece diversas vitaminas como a vitamina A, B6 e C, além de ser rico em minerais.

Esse chá fornece ao corpo humano porções generosas de proteína e cálcio, sendo melhor aproveitadas do que na ingestão de muitos outros alimentos. Para a perda de peso e combate à celulite, ele colabora significativamente por ser um chá altamente diurético, combatendo o inchaço, a retenção de líquidos e ajudando e muito na eliminação das toxinas que causam a celulite.

Chás que Desintoxicam

Chás que Desintoxicão

A primeira etapa do processo é limpar o sistema circulatório de toxinas, que acabam prejudicando os gânglios linfáticos, impedindo que eles realizem um bom trabalho. Aqui vai uma pequena lista de chás que fazem esse trabalho muito bem feito:

  • Salsaparrilha: essa planta é da família das trepadeiras e dentre elas você encontrará o gênero Smilax e tem como principal benefício aumentar a diurese eliminando as toxinas do corpo. Isso acontece porque a planta é rica em potássio e flavonas que estimulam o rim a remover o líquido que está retido no organismo.
  • Dente-de-leão: também ajuda a reduzir a quantidade de líquido que fica retida no corpo. Você pode usá-lo em saladas ou sucos, mas lembre-se de beber muito líquido, pois como uma das funções desse chá é a diurese, você perderá muita água. Portanto tem que repor.

Eliminar Gorduras

O segundo passo é reduzir o excesso de gordura das regiões afetadas, pois é entre as células adiposas que os líquidos se acumulam. Além disso, ela também deixa a pele flácida e sem regularidade. Uma ótima dica para reduzir medidas apenas tomando chá é usar as folhas da planta Camellia sinensis, nativa do nordeste da Índia e sul da China. Vamos os benefícios que os chás dessa planta podem nos trazer:

Chás para Reduzir Celulite

  • Chá Verde: já bastante famoso entre a população, não apenas por seu efeito emagrecedor, mas também pelos seus tantos outros benefícios como prevenção de doenças cardíacas e circulatórias, prevenção do câncer, reduz taxa de LDL e ainda por cima é rico em substâncias antioxidantes, que eliminam os radicais livres. A queima de gorduras acontece porque o chá verde aumenta o metabolismo do organismo e com isso, o corpo gasta mais energia para realizar suas atividades básicas
  • Chá Branco: apesar de ser feito da mesma planta, a diferença entre eles é que o chá branco é produzido a partir de folhas jovens e que não sofreram oxidação. Possui maior quantidade de polifenóis, que ajudam a neutralizar os radicais livres. O Chá também é antioxidante e, portanto consegue acelerar o metabolismo.
  • Chá Preto: também chamado de chá vermelho na China, ficou bastante famoso no ocidente, onde já se tornou costume tomar o chá preto. Esse chá é rico em cafeína e também possui ação anti-inflamatória que combate a formação de fibrose que ocorre na celulite.

Preparando o seu chá

Quanto mais natural a preparação do seu chá for, melhor. Por isso, mesmo que os chás de saquinho valham também à pena, procure as ervas naturais para fazer o seu chá. Encontrar essas ervas não é tão difícil, principalmente pelo aparecimento de lojas de produtos naturais por todas as cidades, inclusive na internet. Mas mesmo que você não encontre e tenha que recorrer aos tradicionais saquinhos, o maior erro ao se tomar um chá é adicionar açúcar.

Já verificamos que o açúcar é vilão somente quando consumido em excesso, mas no caso do chá é melhor que ele não esteja presente. Aos poucos, você começa a sentir o sabor da erva natural e inicia uma relação de puro amor com ela, apreciando o sabor, o calor e todos os seus efeitos.

Motivos para se beneficiar dos bons poderes medicinais dos chás anticelulite, não faltam. Uma dica importante: procure consumir as folhas in natura, pois os chás em envelopes ou cápsulas costumam ter grande quantidade do talo das plantas, reduzindo os benefícios da bebida.

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

1 comentário

  1. renata

    o cha de hortela e bom para minizar a celulite?

Comente!




*Campos obrigatórios