Colágeno Auxilia no Combate à Celulite

Dê um jeito nas celulites e ainda ganhe de brinde uma pele mais jovem utilizando colágeno.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Alimentação

Adeus Celulite

As inovações estéticas estão cada vez melhores e os cientistas estão fabricando substâncias orgânicas de forma sintética. Nada melhor que usar uma proteína que já é produzida pelo nosso organismo para aplicar no próprio corpo. A eficácia desse tipo de tratamento é sempre melhor e mais rápida e é por isso que a aplicação de colágeno virou febre assim que saiu no mercado.

Colágeno Contra Celulite

Mas, o que é colágeno?

O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso organismo para formar a matriz tecidual que compõe o nosso tecido conjuntivo. É esse tecido que dá firmeza à nossa pele e a deixa com aparência mais jovem, além de evitar que qualquer pequeno arranhão nos machuque e deixe a pele exposta.

Essa proteína é composta por fitas de aminoácidos como a hidroxiprolina e hidroxilisina, que dependem da disponibilidade de vitamina C no organismo para serem sintetizadas. Por isso que muitas dietas anticelulites têm como base da alimentação, principalmente alimentos que contenham vitamina C, como a laranja e a acerola.

Todos nós vamos envelhecer e os sinais começam a ficar bastante visíveis com a redução da síntese de colágeno pelo nosso organismo. Isso é inevitável, as rugas começam a aparecer e a pele fica cada vez mais frágil e flácida. Podemos ajudar o nosso organismo fornecendo a ele uma boa dieta e com a prática de exercícios físicos regulares.

Cápsulas de Colágeno

Como o Colágeno Funciona

O suplemento de colágeno hidrolisado não vai ser destruído na digestão (se fosse, não iria adiantar muita coisa, já que a proteína animal já tem todos os aminoácidos que o corpo precisa para produzir o colágeno). Ele vai ser incorporado pelo organismo como se fosse um colágeno fabricado naturalmente e vai cumprir suas funções. Assim, a quantidade de colágeno que seu organismo dispõe é a mesma que ele tinha antes de sua produção começar a decair.

Consequentemente, o colágeno será utilizado pelo organismo para cumprir suas funções: Ele vai formar as fibras que sustentam nossa pele dando firmeza e elasticidade e nutrição, e, irá fortalecer os ossos e as cartilagens. Somente isso já o faz combater a flacidez, que aparece porque essas fibras de sustentação vão sendo destruídas, mas nenhuma é fabricada em seu lugar; e o enfraquecimento natural dos ossos que a idade traz.

Além dessas funções normais, o colágeno quando consumido entre as refeições, dá mais sensação de saciedade ao corpo e como é uma proteína, suas sobras vão ajudar o corpo a regenerar os músculos de quem está malhando. Com essas duas características, o colágeno incentiva o corpo a queimar mais gordura. A saciedade a faz comer menos e o corpo precisa procurar energia na suas reservas, as gordurinhas (e sem ter a sensação de fome, o que não o coloca em alerta); a construção de músculos requer muita energia e também sua manutenção, fazendo o corpo gastar mais e procurar (caso sua alimentação seja balanceada) a energia em suas reservas de gordura.

Como Repor o Colágeno

Primeiramente, é importante saber que existem vários tipos de colágeno que são produzidos pelo nosso corpo.  São mais de 10 tipos e cada um é fabricado especialmente para uma determinada parte corpórea. Ele também pode ser encontrado com formas diferentes: líquido, cápsula ou em pó.

  • Líquido: também chamado de hidrolisado, consegue fazer muito sucesso entre a mulherada. Ele é obtido ainda em laboratório, quando ainda não foram realizadas as etapas de secagem ou diluição em pó. Depois é só acrescentar alguns conservantes e substâncias para dar um sabor agradável ao paladar. Por ser do tipo hidrolisado é rapidamente absorvido pelo intestino, chegando facilmente aos tecidos orgânicos.
  • Pó: várias beldades como Letícia Spiller, Sabrina Sato e Claudia Ohana aderiram a esse ajudante da beleza. É fácil de encontrar, não é caro, não possui contra indicação e a única coisa que você precisa fazer é dissolvê-lo em um copo com água e tomar. Você pode encontrar disponível em diversos sabores ou sabor neutro e por ser livre de água consegue ter alta estabilidade chegando a 5 anos de validade.
  • Cápsula: são mais práticas, mas não muito indicadas. O teor de colágeno dentro da cápsula é menor que nas outras formas nas quais ele se apresenta. Com isso a praticidade que todo mundo pensa quando se fala em cápsula, acaba: são necessárias mais de 10 por dia para alcançar a quantidade adequada de 10 gramas ao dia.

Ação Anticelulite

O colágeno é conhecido como um poderoso agente contra as celulites justamente porque ele tem o poder de dar mais firmeza à pele. Com o tecido tegumentar mais firme é muito mais difícil que as pequenas ondulações apareçam. Por isso se você quer fazer um bom tratamento, adicione colágeno ao seu dia a dia, seja em forma de alimentos, cremes ou cápsulas.

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

Comente!




*Campos obrigatórios