Como Agem os Tratamentos Anticelulite

Aprenda a escolher o tratamento certo para você e fique pronta para o verão.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Tratamento

Adeus Celulite

Várias pessoas realizam tratamentos estéticos constantemente, seja para o rosto, cabelos ou qualquer outra parte do corpo. Mas com o verão chegando, a preferência passa a ser das partes mais vistas e admiradas pelos brasileiros: o bumbum. Não precisa ser grande e avantajado, mas você também não quer andar por aí com a bunda caída e as pernas cheias de celulite como um verdadeiro colchão de ovo.

Pronto! Isso já foi o suficiente para você correr para a lista telefônica ou sair catando centros de estética pela internet e vai acabar caindo numa furada e escolhendo o primeiro tratamento que aparecer na sua frente sem saber ao menos como ele funciona. Ainda bem que você encontrou esse artigo, pois vamos lhe dizer exatamente como funcionam os principais aparelhos anticelulite encontrados no mercado.

Ultrassom Contra Celulite

De Fora pra Dentro

O grande problema dos tratamentos contra a celulite tentados pelas mulheres até os dias de hoje é que não penetravam o suficiente para agir lá na camada de gordura da pele, aquela camada onde era gerada a retenção de líquidos e por isso apareciam os edemas e marcas de celulite.

Os tratamentos estéticos na forma de cremes atuam na camada mais superficial da pele, apenas melhorando a hidratação da pele, e prevenindo a flacidez do local.

Não conseguiam (apesar de muitos prometerem) atingir a gordura localizada da pele, que fica algumas camadas abaixo da pele superficial. Já os tratamentos com cápsulas possuem propriedades que ajudam na melhoria da circulação e na queima de calorias do corpo humano, mas na maioria das vezes não possuem a quantidade suficiente da substância ativa para fazer alguma diferença visível na pele de quem o utiliza, e então a descrença aparece logo nos primeiros dias.

As massagens funcionam?

Já procedimentos como a drenagem linfática e a massagem modeladora conseguem sim resultados expressivos, principalmente a primeira citada. A drenagem linfática melhora a circulação e, através de movimentos precisos e contínuos o terapeuta consegue direcionar corretamente a circulação linfática para que toxinas e gorduras sejam eliminadas.

Mas esses tratamentos possuem outro problema na sua atuação no corpo da mulher: eles não conseguem agir sozinhos. Não há como a drenagem linfática (por exemplo) conseguir resultados de melhoria da saúde e aparência no corpo de uma pessoa que continua com os mesmos hábitos ruins, a mesma má alimentação e a mesma vida sedentária. Os terapeutas melhoram e direcionam a circulação com precisão e eficiência, e logo depois aquela pessoa consome açúcar e uma variedade de carboidratos e gorduras que cria um acúmulo maior de lipócitos e prejudica ainda mais a circulação. Nesse caso é fácil entender porque o tratamento não funciona.

Cremes Anticelulite

Os cremes anticelulite são os tratamentos mais amenos para a celulite e só irão surtir algum efeito satisfatório se em conjunto com dieta e exercícios. Os cremes anticelulites possuem princípios ativos (são vários, uns mais eficientes que outros) que irão agir nas células de gordura e na circulação, ajudando a combater a celulite. A maior parte do seu efeito é devido a massagem que deve ser feita na sua aplicação. A automassagem ajuda a absorção dos princípios ativos e, por si só, melhora a circulação e faz uma espécie de drenagem linfática.

Cirurgia Anticelulite

Recomendada para casos mais graves, o grau quatro da celulite, a cirurgia anticelulite combate a celulite causada por excesso de gordura, fibrose e flacidez. Ela é feita com a incisão de uma cânula muito parecida com a da lipoaspiração, com a diferença básica entre elas sendo que a cânula “anticelulite” não suga a gordura. Com a cânula o médico rompe as fibras endurecidas de colágeno e destrói as células de gordura que será absorvida ou espalhada para outras partes do corpo. O rompimento das fibras endurecidas melhora também a circulação e revitaliza a produção de colágeno, melhorando a flacidez.

Ultrassom

No ultrassom o tratamento é feito a partir de ondas sonoras não audíveis para os seres humanos, pois a frequência desse aparelho é maior que 20.000 Hz. As frequências mais utilizadas nos tratamentos ficam entre 0,7 MHz e 3Mhz.O transdutor do aparelho funciona baseado no efeito piezoelétrico, que se conceitua por um cristal dentro do cabeçote do transdutor que muda de espessura e faz as ondas sonoras que chegam até ele, oscilarem.

O aparelho mais comumente usado para tratamentos estéticos possuem uma frequência de 3 MHz e um comprimento de onda pequeno. Desta forma, as ondas ultrassonoras chegam até as camadas mais superficiais da pele, atingindo pele, gordura e uma parte do músculo. Os principais efeitos fisiológicos gerados pelas ondas são:

  • Aumento do fluxo sanguíneo;
  • Aumento do metabolismo;
  • “amolecer” a fibrose;
  • Aumento da elasticidade e síntese de colágeno;

Ele também pode ser usado para aplicar cremes e géis no tratamento anticelulite, facilitando a sua penetração no tecido subcutâneo.

 

Raios Infravermelhos

As ondas infravermelhas também não são visíveis aos nossos olhos porque se encontram abaixo do espectro de luz vermelha que é vista pelos nossos olhos. Ela foi descoberta em 1800 por William Herchel que utilizou um mercúrio para medir a temperatura das cores que saíam separadas por um prisma de cristal. Ele notou que a temperatura ficava mais alta à medida que o termômetro se aproximava da cor vermelha e principalmente de uma região não visível.

Tratamento com Raios Infravermelhos

Portanto, o principal efeito das ondas infravermelhas no nosso organismo é o aquecimento. Assim, tratamentos baseados nesse fenômeno físico causam:

  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Aumento do metabolismo;
  • Formação de novos vasos;
  • Redução de toxinas;

Antes de sair por aí pagando por qualquer tratamento, sem conhecer o que ele realmente faz e se ele será capaz de atender aos seus objetivos, é melhor pesquisar. Afinal de contas dinheiro e tempo não nascem em árvores.

Por isso, mais do que recomendo a leitura do artigo abaixo, que mostra os 5 pontos chaves que você precisa entender antes de tentar qualquer coisa contra a celulite.

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

Comente!




*Campos obrigatórios