Dúvidas Mais Comuns Sobre Celulite

Tire todas as suas dúvidas sobre celulite e descubra boas dicas de tratamento.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Dúvidas Frequentes

Adeus Celulite

Todos já ouvimos falar dos temidos furinhos e o horrível visual casca de laranja se tornou um verdadeiro fantasma que vive rondando perto demais. Você está doida para se livrar desse aspecto nada agradável, mas sabe o que realmente é celulite? Ou qual a sua causa? Para tratar de forma eficaz é necessário que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas e é para isso que estamos aqui.

O que é?

A celulite é uma inflamação do tecido subcutâneo causada por bactérias que se alojam no local. A mais comum de todas elas é a Estafilococos Aureus, também conhecida como estafilococo dourado. A principal característica dessa patologia é o aparecimento de ondulações na pele, consequência de alterações do tecido conjuntivo, gorduroso e da microcirculação.

A celulite se forma também pelos músculos fracos sob a camada de gordura, se eles não são estimulados da forma correta, a pele acaba ficando irregular e assim aparece os inconvenientes furinhos.

Causa da Celulite

Qual a relação do aparecimento da celulite com o gênero e com a quantidade de gordura corporal?

Primeiramente ser homem ou mulher faz toda a diferença. Em uma primeira análise, temos uma diferença importantíssima na composição de distribuição das fibras no tecido da pele e muscular. Nos homens a posição dessas fibras (que controlam a distribuição das células no nosso corpo) fará com que, se houver aumento das células de gordura (lipócitos), esse excesso concentre-se abaixo da superfície, mais para a direção dos músculos e menos nas camadas mais superficiais da pele.

Na mulher ocorre o contrário: o excesso de lipócitos é distribuído para a parte de cima do tecido e acaba emergindo nas camadas superiores da pele, causando a dificuldade de circulação local e o aparecimento de edemas. Quanto à quantidade de gordura corporal, ou seja, o excesso de peso ou não, isso será mais um agravante do que um fator determinante.

A retenção de líquidos e a inflamação que caracterizam a celulite podem vir de fatores hormonais e de maus hábitos alimentares, mas o excesso de gordura poderá piorar bastante o quadro. O acúmulo de gordura no tecido levará a uma obstrução da circulação sanguínea e linfática, e como a mulher já possui essa tendência de acumular a gordura na região dos quadris quem está acima do peso terá uma piora significativa no quadro.

O que são os graus da celulite?

A classificação da celulite em “graus” é apenas uma forma dos especialistas classificarem a celulite de acordo com a profundidade do problema. Não é apenas um fator de estudo para eles, mas uma escala importantíssima para todas as mulheres que buscam uma cura ou uma forma de minimizar a celulite.

De acordo com essa classificação, a profundidade dos edemas e o nível de comprometimento dos tecidos determina qual o tipo de tratamento ideal e quais as chances de cura para aquela paciente, gerando atitudes pontuais e mais eficientes e a geração da expectativa correta.

Qual a principal causa da celulite?

Podemos dizer que o fator principal para a celulite é mesmo o estilo de vida. O fator genético e hormonal pode ser crucial para que a celulite apareça, mas será a má alimentação e o sedentarismo da mulher que fará com que a celulite se torne um problema visível, incômodo e muitas vezes sem volta.

E esses hábitos também determinarão todo o sucesso ou fracasso dos tratamentos envolvidos, já que não é possível iniciar sessões de drenagem linfática ou de ultrassom se aquela mulher continua ingerindo grandes quantidades de açúcar e gordura, prejudicando o seu corpo continuamente e não dando chances para a cura.

Porque a celulite aparece mais no quadril do que em outras partes do corpo?

Se muitas vezes devemos rebater a afirmação de que basta ser mulher para ter celulite, nesse caso não temos muita saída. A composição do corpo da mulher e suas funções básicas determinam através do hormônio feminino que o acúmulo de gordura seja maior nessa área do corpo.

É como se fosse uma característica essencial da mulher, com a qual não podemos lutar. E quando por diversos fatores deixamos que o nível de gordura no nosso corpo aumente, é essa área que será contemplada continuamente com a maior quantidade de tecido adiposo. A única forma de evitar isso é não permitindo o acúmulo de gordura de forma geral no nosso corpo.

A idade influencia no aparecimento da celulite?

A fase da vida influencia de forma efetiva em todos os aspectos da vida da mulher, e atuará de forma indireta (porém definitiva) para o aparecimento ou não do problema. As mulheres mudam tudo dependendo da fase da vida que estão situadas, desde os hábitos alimentares até o próprio cuidado com o próprio corpo, sendo que muitas vezes a idade é benéfica para a pele da mulher.

Mas um fator importante que devemos observar é a variação hormonal, que sempre influencia na retenção de líquidos e ajuda muito no aparecimento da celulite. Puberdade, menopausa e mesmo as variações no ciclo menstrual de rotina podem aumentar o aparecimento da celulite no corpo feminino.

 

Creme para Celulite

Celulite Só Dá em Mulheres?

Homens podem ter celulites, mas é uma raridade. Mulheres possuem mais tendência a acumular a gordura subcutânea, que é a gordura que fica embaixo da pele. Essa gordura dá o aspecto de ondulações ou casca de laranja na pele. Os homens tendem a acumular uma gordura chamada de visceral, que cobrem os órgãos. A visceral é mais perigosa para a saúde, mas não traz a aparência da celulite.

Além disso, já que alguns homens também apresentam gordura subcutânea após determinado peso, as fibras do tecido gorduroso das mulheres são mais finas e perpendiculares à pele, enquanto as fibras nos homens são mais grossas e se ligam nos músculos de forma oblíqua. Isso faz com que a gordura na mulher se expanda em direção à pele, nos homens, em direção ao músculo.

Em que Áreas a Celulite Aparece

A celulite aparece em vários locais, mas os principais são o bumbum; coxas; abdômen; nuca e braços. As mulheres sofrem mais com as no bumbum e nas coxas; os outros locais acontecem mais em obesos.

Quais os melhores tratamentos para resolver o problema? Existe um tratamento para cada mulher?

Toda mulher tem um corpo único, e cada organismo reage de forma diferente aos estímulos que proporcionamos. Na celulite o fator genético é importante, já que algumas mulheres têm a tendência de acumular maior quantidade de células de gordura do que outras nas camadas abaixo da pele. Por isso os tratamentos devem ser diferenciados, e a combinação de ações deve ser realizada de acordo como histórico e com o comportamento de cada mulher.

Para mulheres com tendência a engordar ou que estão acima do peso a primeira ação pode ser o início de uma rotina de exercícios, para que o excesso de tecido gorduroso seja eliminado. Para mulheres mais magras a drenagem linfática e exercícios localizados podem ser a solução, apenas favorecendo a circulação e evitando a flacidez do tecido.

Ainda sim, devemos observar que a celulite pode aparecer por causas mais específicas, como intolerância ou alergia a algum tipo de alimento, sendo que a especificidade daquele organismo será essencial para buscar uma cura. Em todos os casos, busque a orientação de um profissional, o que evitará a perda de tempo e a decepção com os tratamentos ineficazes.

Mas se for para escolher apenas o principal tratamento para celulite, que é útil e ajuda para todos os tipos de mulheres, eu mencionaria os exercícios direcionados. Não são exercícios com pesos em academia, e sim exercícios que trabalham os músculos inferiores de maneira uniforme.

O vídeo a seguir mostra todos os detalhes sobre isso. Se você possui problemas com celulite, é obrigatório que você conheça as informações contidas nesse vídeo:

Vídeo Adeus Celulite

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

Comente!




*Campos obrigatórios