Inhame x Celulite

O Inhame é um famoso tubérculo, sempre presente na mesa dos nordestinos. Saiba quais os grandes benefícios que esse vegetal pode oferecer à saúde.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Alimentação

Adeus Celulite

Quem diria que esse tubérculo tão comum na mesa de nordestinos poderia ser tão eficaz na luta contras as celulites?Além disso, você pode garantir vários outros benefícios se passar a ingerir com frequência esse alimento, conheça-os:

  • Redução das cólicas menstruais;
  • Também consegue amenizar os sintomas da TPM;
  • Estimula o desejo sexual;
  • E melhora o nosso sistema imunológico;

Inhame Contra Celulite

Possui também efeitos anti-inflamatórios, que conseguem agir diretamente na inflamação que a celulite causa e reduz o excesso de líquido que fica acumulado nos tecidos. Ele pode ser conhecido por diversos nomes como cará na região sudeste e de batata-doce em outros lugares do país.

Valor Nutricional

A forma mais comum de utilização do inhame é na culinária e para ingerir esse vegetal, ele é normalmente cozido para a retirada do seu saber acre (que é um sabor azedo e adstringente). Ele é bastante consumido na África Ocidental, Estados Unidos e França, onde seu consumo é associado com fins medicinais, já que consegue combater o mau colesterol, também conhecido como LDL. Tem elevado valor calórico, contendo grande quantidade de carboidratos, é rico em proteínas, fósforo e potássio.

Coxas e Bumbum sem Celulite

A ingestão de inhame deve ser frequente, mas o ideal mesmo é substituir o tubérculo por algum outro alimento rico em carboidrato como o pão no café da manhã e jantar ou o arroz no almoço. Outra boa notícia é que o carboidrato do inhame demora mais para se transforma em açúcar, permitindo que você gaste o que consumiu antes de se acumular no corpo em forma de gordura.

Coxas e Bumbum sem Celulite

O inhame consegue agir diretamente no equilíbrio hormonal, principalmente da progesterona e ela, por sua vez, consegue impedir que outros hormônios, responsáveis pelo acúmulo de toxinas, se acumulem no nosso corpo. Com menos toxinas no organismo, o poder das nossas células de defesa aumenta reduzindo assim, o risco de inflamação de diversas partes do corpo, inclusive do tecido epitelial. Dessa forma você se verá livre dos terríveis furinhos e se ainda não os tiver ou a celulite estiver em grau 1 ou grau 2, você pode se beneficiar do uso do inhame contra o aparecimento de novos pontos de celulite.

Mexendo com os Hormônios

O inhame tem várias propriedades que são muito importante para as mulheres devido à sua influência na produção de hormônios no corpo feminino. Esse tubérculo possui uma substância chamada diosgenina que se transforma, quando no organismo, em desidroepiandrosterona, ou o DHEA, que por sua vez, é responsável pela formação de cerca de cinquenta hormônios diferentes. Isso faz com que o inhame seja capaz de equilibrar os níveis de progesterona, um hormônio feminino que, dentre muitas coisas, pode nos causar TPM, cólica e celulite, quando sua taxa está muito alta.

A progesterona influi na celulite porque quando em equilíbrio, impede a ação de outros hormônios que favorecem o acúmulo de toxinas, líquidos e a inflamação dos tecido subepidérmicos. Por isso, dizemos que o inhame tem efeito anti-inflamatório, por ajudar na liberação dessas toxinas e tirar o aspecto inchado e inflamado que a celulite pode ter.

Além disso, o DHEA também estimula a produção do GH, o hormônio do crescimento. Em indivíduos adultos, o GH irá estimular a queima da gordura abdominal e o ganho da massa muscular, diminuindo o acúmulo de gordura no corpo e, consequentemente, a celulite. Um maior ganho de massa muscular faz com que suas pernas, bumbum e barriga fiquem mais firmes, outra característica oposta à da celulite, que muitas vezes aparece com a flacidez.

Como Usar e Preparar o Inhame para Combater a Celulite

O Inhame não é tão comum em algumas cidades do Brasil, enquanto em outras ele simplesmente faz parte de todas as refeições. Mas não é tão difícil encontrá-lo, principalmente agora que você sabe que a sua celulite o odeia. O Inhame pode ser encontrado facilmente em supermercados e feiras, e é relativamente barato. O modo de preparo desse alimento é tão diversificado quanto os seus benefícios, e como exemplos podemos citar a sopa de Inhame, purê de Inhame, pão de Inhame, caldo de peixe com legumes, cozido e até sorvete.

Além do Inhame, existem outros excelentes alimentos que podem ser usados no combate a celulite.

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

1 comentário

  1. joselia

    muito bom o conteúdo se realmente funcionar

Comente!




*Campos obrigatórios