Massagens Orientais no Combate à Celulite

As massagens orientais são a nova sensação no tratamento contra a celulite. Conheça um pouco mais sobre as técnicas usadas.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Tratamento

Adeus Celulite

As massagens sempre foram vistas como meio de relaxar o corpo e são muito procuradas com esse objetivo. 300 anos a.C. as civilizações antigas como Grécia, Egito, Roma e China já a utilizavam para curar o corpo e a mente. Mas, isso foi há alguns anos atrás. Hoje, as massagens ganharam um grande espaço no mundo da saúde, sendo usadas até para tratar patologias mais severas.

Para quem tem as coxas e o bumbum cheios de furinhos causados pela celulite, pode se beneficiar e muito das técnicas de massagem. Entre os muitos benefícios, além de relaxar, ela é capaz de ativar a circulação, remover toxinas, reduzir o acúmulo de líquidos e ainda pode conseguir alguns centímetros de gordura a menos para você. Você vai conhecer agora alguns tipos de massagem que surgiram há muitos anos atrás com os orientais.

Gua Sha

Gua Sha

O “Gua” significa raspar e o “Sha” podemos traduzir como sujeira, ou seja, é uma técnica que consegue eliminar as toxinas do organismo. A técnica milenar é feita com o auxílio de uma pedra de jade em forma de espátula que realiza movimentos de “raspagem” na pele. Ela possui inúmeros benefícios:

  • Rejuvenescimento da pele;
  • Promove síntese de colágeno;
  • Fortalece o sistema imunológico;

Massagem chinesa

A massagem chinesa que citamos aqui é conhecida também pelo nome de Tui Na. Ela é um conjunto de técnicas (pressão, deslizamentos, etc.) aplicadas ao corpo para reestabelecer o fluxo energético do organismo, agindo nos meridianos do corpo por onde a energia vital flui e se transforma. Essa é uma massagem muito técnica e que requer anos de estudo, por isso avalie bem o profissional que realizará essa massagem em você.

Muitas vezes a Tui Na é realizada em conjunto com outras técnicas aplicadas como a acupuntura, que possui o mesmo objetivo diante dos meridianos energéticos do corpo humano. Essa massagem é famosa por seus benefícios diante de diversas enfermidades e problemas, e pode ser aplicada em crianças ou adultos. Problemas no sistema digestivo, problemas respiratórios, disfunções específicas em órgãos internos ou problemas de má circulação podem ser resolvidos com o Tui Na.

Não tenha dúvidas que os furinhos no seu bumbum serão o primeiro problema a conhecer as vantagens dessa técnica, mesmo que os benefícios sejam para todas as partes do seu corpo.

Massagem Ayurvédica

A massagem Ayurvédica não pode ser descrita apenas como um tipo de massagem mas como um conjunto delas. A ciência da Vida, significado real da palavra Ayurveda, sabe que todas as pessoas são diferentes e possuem organismos distintos, e por isso não há uma técnica padrão para todas as pessoas. Na Índia, ela é conhecida como a mãe da medicina e se espalhou pela cultura chinesa, árabe, romana e grega.

Essa técnica trabalha em cima dos pequenos desequilíbrios, pois para Ayurveda a patologia se inicia muito antes dela poder ser percebida por nós.Há sim uma massagem ayurvédica básica, que inclui alongamentos, deslizamentos e técnicas terapêuticas para resolver problemas mais básicos e comuns das pessoas nos dias de hoje. Mas via de regra o profissional ayurvédico aplicará a técnica voltada para o desequilíbrio daquele indivíduo particularmente, para que aquele organismo em particular possa voltar ao seu estado natural e todos os sintomas negativos sejam removidos.

Dependendo da análise da aparência, hábitos e organismo de forma geral (uma anamnese pode ser requerida) o profissional aplicará técnicas de oleação, fricção com pós especiais, deslizamentos com cremes ou óleos e outras técnicas. Se solicitada, pode ser realizada uma reorientação alimentar e de práticas físicas para que os sintomas do problema desapareçam de vez, e a qualidade de vida retorne de forma definitiva. Tenha certeza que, com essas técnicas aplicadas, o primeiro sinal de melhoria será na sua pele.

Ela pode oferecer vários benefícios como retirada de toxinas da linfa, melhorando o sistema imunológico com o aumento dos glóbulos brancos e ainda consegue equilibrar as emoções corporais desfazendo bloqueios. Ela é feita em toda a extensão corporal combinando movimentos da ioga e o pó de babaçu que possui ação anti-inflamatória.

Massagem Indonésia

Massagem Indonésia

Você vai precisar de pelo menos 10 sessões para completar o tratamento, mas já na quarta os resultados já poderão ser visualizados. Ela se parece muito com a drenagem com bambu, pois faz uso desse instrumento para realizar o procedimento. Conjuntamente com o óleo vegetal aquecido, os bambus vão deslizando pela musculatura desfazendo nódulos, restaurando o equilíbrio químico do organismo, liberando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos.

As mãos também podem ser utilizadas no lugar dos bambus promovendo pontos de tensão no corpo, principalmente em mãos e pés como na ciência chamada de reflexologia. O preço da sessão pode ser um pouco salgado e cada uma pode custar, em média R$ 200.

Shiatsu

O Shiatsu é uma técnica que, da mesma forma que a massagem descrita acima, trabalha com os meridianos do corpo, e é tão específica e complexa quanto a primeira. A diferença aqui está na aplicação da técnica, que no Shiatsu é realizada na forma de pressões pontuais no corpo do paciente, trabalhando com localidades específicas e retirando os pontos e tensão.

O Shiatsu é uma massagem muito utilizada para relaxamento e contra o stress, e num primeiro momento podemos pensar que ele nada tem a ver com a estética ou com a celulite. Mas devemos lembrar que a celulite tem causas também nas tensões do cotidiano, e que o stress e as mudanças hormonais agravam e muito os seus sintomas. Portanto, essa com certeza é uma técnica que pode ajudar contra a celulite, além de melhorar e muito o seu humor e bem-estar no dia a dia.

Pedras Quentes

A técnica das pedras quentes pode vir de diversas escolas de massagem, mas diretamente não tem mesmo relação com a celulite, apesar de melhorar significativamente a circulação. Mas colocamos essa massagem aqui no artigo porque sabemos que toda essa preocupação com a beleza e saúde pesa, nos deixa estressadas e muitas vezes mal humoradas.

E a técnica das pedras quentes é simplesmente o procedimento mais relaxante que existe nesse universo das terapias alternativas. Ela é realizada com óleos essenciais e pedras pré-aquecidas em um recipiente com água, que proporcionam um relaxamento profundo. Basicamente, você vai querer que a sessão de massagem nunca acabe. E mesmo que ela não melhore diretamente a celulite, nós mulheres merecemos esse tempo de aproveitamento irrestrito do prazer que o nosso corpo pode nos proporcionar.

Óleo para Graus Um e Dois de Celulite

O grau um da celulite é aquele que você só percebe quando pinça a pele ou contrai os músculos da área afetada. O grau dois já é visível sem necessidade de espremer a pele e são aquelas ondulações características das celulites mais leves. No caso desses óleos, a celulite não está em área com muita gordura localizada (há uma receita mais apropriada para esse caso), mas tem retenção de líquidos e toxinas, pode também haver flacidez.

Para fazer esse óleo você precisa de trinta mililitros de óleo de semente de uva, três gotas de óleo essencial de junípero, nove gotas de óleo essencial de limão e seis de óleo essencial de alecrim. Misture os óleos, esfregue bem as mãos para aquecer e faça os movimentos como indicado acima.

Espero que tenha gostado dessas dicas de massagens orientais. Fique a vontade para conhecer os outros artigos sobre celulite do meu blog!

 

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

Comente!




*Campos obrigatórios