O que é Mito e O Que é Verdade Sobre Celulite

Conheça o que é verdade e o que é mentira sobre celulite.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Dúvidas Frequentes

Adeus Celulite

Ultimamente, já no início da adolescência, muitas mulheres começam a se deparar com aquelas pequena ondulações nada agradáveis de se ver. De modo cada vez mais precoce a alimentação começa a ser modificada, assim o feijão começa a dar lugar aos biscoitos recheados e os sucos ao refrigerante. Os horários para as refeições deixam de ser seguidos passando o lugar para os lanchinhos fora de hora em frente a TV. Hábitos ruins geram consequências ruins e o espelho, rapidamente, toma a responsabilidade de lhe mostrar isso.

Quando o assunto da vez é celulite todo mundo tem uma opinião para dar e você que ainda não está a par da situação, acaba guardando todas as informações, sendo elas boas ou ruins. Mas é melhor ter cuidado, pois informações erradas podem acabar se tornando um sério risco para a saúde e você será a mais prejudicada. Para não passar por esses apuros a informação é a sua melhor arma e estamos aqui para esclarecer suas dúvidas sobre celulite.

Roupa apertada causa celulite

Roupas Apertadas Causam Celulite

Em partes está certo e em partes está errado. Roupa apertada não causa celulite, não é o agente causador principal e sim o coadjuvante da destruição tecidual bem distante. Acontece que um dos problemas que causam a celulite é a má circulação e acúmulo de líquidos em pequenos espaços. Quando vestimos uma roupa apertada, prejudica a circulação sanguínea e linfática, que já não está na sua melhor forma. Então, o uso de roupa apertada pode piorar o quadro, mas não é a causa.

Gelatina ajuda a reduzir celulite

A gelatina não reduz celulite, se fosse assim ela custaria muito mais caro do que é. A gelatina contém colágeno em sua fórmula e essa substância ajuda a dar firmeza à pele. Nosso corpo já produz o colágeno, que é componente essencial na formação e manutenção do tecido conjuntivo, dando maior elasticidade à pele. E à medida que vamos envelhecendo a produção de colágeno diminui e faz nossa pele ficar mais flácida.

Álcool piora a celulite

Uma triste notícia para quem gosta de tomar aquela cervejinha ou um bom vinho. Sinto informar, mas é verdade: a ingestão de álcool pode causar celulite. Todas as bebidas alcoólicas são bastante calóricas e por sua vez acabam aumentando o teor de gordura corporal e deixando as células adiposas maiores do que já são. Quando mais gordura, mas celulite você tem e mais visível ela fica.

Álcool Causa Celulite?

Celulite piora com o avançar da idade

Isso acontece porque todo o nosso corpo passa por uma redução na produção de todas as funções, inclusive uma queda no metabolismo. A gordura fica mais difícil de perder e consequentemente, a tendência de se acumular é maior. A síntese de colágeno também é reduzida deixando a pele mais flácida. Assim, é necessário tomar maiores cuidados à medida que envelhecemos.

Apenas mulheres acima do peso têm celulite.

Essa afirmação não é muito difícil de derrubar, e como as mulheres entendem bem de celulite sabem que todas as mulheres estão suscetíveis a ela. A celulite tem muito a ver com o acúmulo das células de gordura, e o excesso de peso pode ser determinante para o aparecimento dos furinhos. Mas ela também está ligada aos hormônios femininos, a fatores genéticos e à má alimentação, e, além disso, a própria disposição das fibras no tecido feminino já cria uma pré-disposição ao problema. Por isso, mesmo se a mulher for magra ela pode ter celulite, só que ela pode vir em menor quantidade ou ser menos aparente.

Beber pouca água ajuda a formar a celulite.

Em parte isso é verdade, já que a água é essencial para todas as funções do nosso corpo, principalmente a circulação de nutrientes. Mas o principal problema de quem não toma água na quantidade suficiente é deixar a pele mais flácida, já que a pele contém (como todo o nosso corpo) muita água e a falta do líquido altera as suas propriedades. Por isso podemos dizer que sem água a celulite fica mais evidente. Mas já que o assunto é derrubar mitos, aproveitamos para lembrar que a ingestão de dois ou mais litro de água não é padrão para todos. Cada organismo possui comportamento e necessidades únicas, e a quantidade de água a ser ingerida diariamente varia para cada indivíduo. Deve-se tomar água quando tivermos sede, mas o grande problema é que nos ocupamos demais com trabalho e diversão e nos esquecemos de prestar atenção aos sinais do nosso corpo. Por isso, ter sempre uma garrafinha por perto resolve toda a discussão.

Pílulas Anticoncepcionais Agravam a Celulite.

Todos os fatores que promovem a alteração hormonal na mulher podem ser agravantes da celulite. Muitas mulheres possuem mais celulite inclusive nos períodos pré-menstruais ou mesmo na menopausa, já que essa alteração age diretamente na disposição das células do corpo feminino e provoca muitas vezes retenção acentuada de líquidos. A medida contraceptiva não poderá causar a celulite, mas poderá torná-la mais frequente e visível.

Refrigerantes Provocam Celulite

Mesmo que os corantes e os conservantes sejam muito ruins para o seu corpo, o que piora e muito o quadro da celulite é o açúcar. Estudos recentes provaram que em uma garrafa de refrigerante de 1,5L são colocados aproximadamente 56 colheres de chá de açúcar, o que faz do refrigerante um veneno doce. O hábito de tomar refrigerante, aliado ao hábito de comer outros alimentos industrializados e prejudiciais podem criar, agravar ou mesmo tornar definitivo o problema da celulite. E mesmo nos refrigerantes zero (sem açúcar) há uma lista enorme (talvez ainda maior) de substâncias prejudiciais. Quer cuidar do seu corpo e ficar bonita? Comece pedindo um suco natural.

os-maiores-mitos-sobre-a-celulite
A Celulite Só Aparece Depois dos 25 Anos

Esse é um dos maiores mitos sobre a celulite porque, diferentemente das rugas, as marcas da celulite podem começar a aparecer assim que o corpo da mulher começa a se desenvolver, ou seja, quando as taxas de estrogênio começam a aumentar na adolescência. Por isso, é importante alimentar-se bem, fazer atividades físicas regulares e cuidar-se se tiver predisposição genética.

Não é Necessário Se Preocupar Com a Celulite Antes dos 25 Anos

Claro que é um mito, porque o quanto antes você começar a se cuidar, menos probabilidades de apresentar celulites você terá. Sendo assim, se você puder, comece a utilizar cremes anti-celulite a partir dos 20 anos e invista no tratamento interno do corpo, alimentando-se corretamente e ingerindo muito líquido, especialmente água. Além disso, fique longe de refrigerantes, doces e frituras, principais inimigos da pele lisa e macia.

os-maiores-mitos-sobre-a-celulite1

Não Adianta Fazer Massagens

Claro que adianta! Se você tiver um pouco de paciência, deixe uma escova macia no box para massagear a região afetada pelo menos uma vez ao dia, tanto antes quanto após o banho. Para tanto, faça movimentos circulares, pelo menos 10 em cada área. Com isso, você fará com que o sangue circule mais pela região, reativará as células cutâneas e ainda evitará o depósito de gordura nas camadas inferiores.

Calça Jeans Apertada Não Piora a Celulite

Se você sofre só de imaginar os outros olhando para as suas pernas com furinhos, abandone de vez as suas calças jeans coladinhas ao corpo. Além de fazerem com que os buraquinhos se tornem aparentes externamente, essas calças não permitem que o organismo elimine as toxinas adequadamente, o que provocará a piora da celulite e também, das estrias.

Fazer Exercícios Físicos Não Funciona Para a Celulite

Se você ouvir alguém dizer isso, tampe os ouvidos, pois é a mais pura mentira. Como um dos fatores causadores da celulite é a má circulação sanguínea, quando você se exercita, permitirá com que o sangue se difusa por todo o corpo, o que é ótimo para atenuar os buraquinhos.

Entenda isso, os exercícios corretos e direcionados são a melhor forma de se acabar com a celulite.

Espero que tenha gostado desse artigo.

Se você deseja saber mais sobre todos os MITOS & VERDADES sobre a celulite, recomendo que você assista o vídeo a seguir, pois ele irá deixar você chocada com as verdades e mentiras que existem sobre a celulite.

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

Comente!




*Campos obrigatórios