Plantas que Atuam Contra a Celulite

Veja quais são os vegetais que ajudam você na guerra contra a celulite.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Alimentação

Adeus Celulite

O mercado de ervas naturais nunca esteve tão aquecido e usufruir dos poderes das plantas nunca esteve tão na moda. Além de trazer milhares de benefícios para a saúde, a maioria delas possui custo extremamente baixo e conseguem cumprir com os objetivos se usadas da maneira correta. Veja agora algumas plantas que podem lhe ajudar bastante no combate contra as temidas celulites.

Marapuama

Marapuama

Também conhecida pelo nome de Muirapuama, a planta é um tipo de cipó que cresce na região amazônica. Muito utilizada no tratamento caseiro de doenças como astenias, gripe, impotência sexual, paralisias e reumatismo. A sua forma de extrato, normalmente inserido na composição de cremes, é amplamente utilizada para reduzir a celulite. Uma pesquisa da USP teve como foco essa planta e comprovou o aumento da temperatura cutânea da região de aplicação. Isso levou à melhora na circulação sanguínea e linfática e aumento do metabolismo, reduzindo medidas.

Catuaba

Conhecida por suas propriedades afrodisíacas, a catuaba é uma árvore pequena, nativa da flora brasileira. A infusão feita a partir da raiz da planta atua como estimulante do sistema nervoso central. Também usado em forma de extrato nos cremes, o tratamento deve ser seguido disciplinadamente e algumas dicas podem ajudar a potencializar os benefícios. Passar o creme com movimentos de cima para baixo ajuda a ativar a circulação e melhor ainda é usá-lo logo após o banho morno, que abre os poros permitindo que o creme penetre do tecido mais rapidamente.

Castanha da Índia

A castanha da Índia é famosa pela sua ação anti-inflamatória e por combater ativamente a retenção de líquidos no nosso corpo, um dos problemas principais na formação da celulite e dos edemas na pele. Ela facilita a circulação e tem como propriedade especial facilitar o retorno do sangue venoso do sangue, sendo por isso conhecida por ajudar na prevenção e eliminação das varizes. Além disso, essa castanha ajuda a controlar o colesterol, podendo prevenir muitas doenças relacionadas a ele.

Ela também é bastante utilizada no combate às varizes por sua excelente propriedade de estimular o retorno venoso do sangue. Além disso, ela também atua na redução da inflamação e reduz o acúmulo de líquidos pelo corpo, reduzindo o edema que é formado pela celulite dando a aparência de casca de laranja. O ideal é que ela seja consumida em pequenas quantidades todos os dias, pois essa oleaginosa consegue controlar o mau colesterol, prevenindo doenças circulatórias.

Gengibre

Gengibre Reduz a Celulite

Muita gente olha torto para ele, pois o saber não é lá dos mais agradáveis, mas os benefícios que ele pode trazer valem a pena o sacrifício das nossas papilas gustativas. É uma planta herbácea, nativa da Índia e da China e que é conhecido no norte do Brasil pelo nome de Mangarataia.  Desde a antiguidade ele é utilizado para combater resfriados, artrite, dores de cabeça e até na prevenção de câncer. Outros excelentes benefícios que o gengibre pode trazer para a aparência da sua pele são:

  • Promove a saciedade mais rapidamente, o que acaba evitando a ingestão de alimentos em maior quantidade que a necessária.
  • Elimina as toxinas do organismo, favorecendo o trabalho do sistema linfático.
  • Ação termogênica, fazendo o nosso metabolismo acelerar e consumir mais energia que de costume.

Dente de leão

O dente de leão é uma planta simples e poderosa, e é uma das mais indicadas para o combate à celulite e muitos outros problemas. Essa planta é muito comum no Brasil, mas muitas pessoas simplesmente a ignoram por não conhecer as suas propriedades. O dente de leão pode ser consumido na forma de chás, sumos ou saladas, e se depender dos seus benefícios devem ser consumidos sempre. A planta é rica em vitaminas A, B6 e C, e é para o nosso corpo fonte de inulina, pectina, riboflavina e tiamina, substâncias essenciais e que ajudam o nosso organismo de diversas formas. O dente de leão ainda é fonte de proteínas e cálcio, sendo que o seu chá tem a mesma quantidade de cálcio que meio copo de leite de vaca, e possui mais vitamina A que a cenoura.

Centella Asiática

Essa é a planta que mais está fazendo barulho no mercado de cosméticos contra a celulite. A centella asiática é nativa da Índia e já vem sendo usada há milhares de anos na medicina tradicional indiana. Eles a usam exatamente para melhorar a circulação do sangue, diminuir retenções de líquidos e eliminar células de gordura.

A centella asiática é rica em vitamina A e C, zinco, selênio, flavonoides e aminoácidos, os formadores das proteínas (sendo a mais importante para o nosso caso o colágeno). Os cremes feitos à base dessa planta agem direto na área afetada, melhorando a circulação, aumentando a produção de colágeno, nutrindo e hidratando a pele e revitalizando a circulação. Por agir em todas essas frentes, a centella asiática virou a favorita do mercado de cosméticos, mas o ideal é você usá-la em forma de infusão e tomar várias xícaras do chá diariamente.

Mas lembre-se: O mais importante mesmo é fazer os exercícios corretos com a frequência certa e melhorar a alimentação, realizando uma dieta voltada para eliminação das celulites.

No artigo abaixo eu dou algumas dicas bem legais que ajudarão você a acabar com os malditos furinhos de uma vez por todas:

 

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

1 comentário

  1. Carmen Stoffel

    Esqueceram de falar que para tratar a celulite, que é uma infecção nos tecidos e músculos. A cebola, é o maior combatente de infecções.Pode ralar uma cebola e aplicá-la na região. e enrolar com filme plastico . deixaar agir por 3 horas, depois retirar, fazer isto até a celulite sumir . Boa sorte.

Comente!




*Campos obrigatórios