Por Que Eu Tenho Celulite?

Vários fatores provocam o aparecimento da celulite, mas alguns podem ser evitados.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Dúvidas Frequentes

Adeus Celulite

Você e milhões de outras mulheres no mundo todo se fazem essa pergunta diariamente, pois esse é um problema enfrentado pela maioria da população feminina. Na realidade, não existe uma resposta em comum para todas elas, afinal, a celulite pode ser causada por inúmeros fatores, desde a alimentação até a predisposição genética. Portanto, enumeraremos algumas das razões mais comuns para que os indesejáveis furinhos apareçam nas nossas pernas, coxas e nádegas, acabando com a nossa auto-estima:

Por-Que-Eu-Tenho-Celulite

Predisposição Genética

Olhe bem para as penas da sua mãe, das suas avós e das suas tias. Se elas apresentam celulite, você certamente a tem, porque esse problema é herdado de geração em geração, através da carga genética. Dessa forma, se as mulheres da sua família possuem o biótipo do corpo tipo ginóide, ou seja, com aumento da gordura na região inferior do corpo, há grandes chances de você sofrer com a celulite.

Alterações nos Hormônios

Em algumas fases da vida, o organismo feminino sofre de alterações hormonais, seja na TPM, na gravidez, na amamentação ou na menopausa. Quando alguns hormônios, como a progesterona ou o estrógeno, por exemplo, estão alterados, acontece uma maior retenção hídrica, o que favorece a má circulação sanguínea, um dos principais motivos do aparecimento dos buraquinhos.

Por-Que-Eu-Tenho-Celulite1

Falta de Atividades Físicas

A celulite está diretamente relacionada à gordura corporal. Sendo assim, quanto mais gordura você tiver acumulada, mais furinhos aparecerão na sua pele. Por isso, é muito importante que você pratique algum esporte ou se movimente um pouco, nem que seja em curtas caminhadas ao longo da semana. Com isso, sua pele se torna mais elástica e firme, evitando o aparecimento da celulite.

Má Alimentação

Se você vive de fast food, frituras, doces e alimentos industrializados, certamente é por isso que você tem celulite. Esses alimentos fazem com que o organismo acumule toxinas nas camadas inferiores da pele, desestruturando as suas células e provocando o surgimento dos temíveis furinhos. Dessa forma, se quiser amenizar a celulite, altere a sua alimentação, incluindo muitas verduras, legumes, frutas, oleaginosas e grãos integrais.

Roupas Muito Justas

Sabe aquela linda calça jeans apertadíssima que molda o seu corpo perfeitamente? Pois é, infelizmente, ela pode ser a causa da sua celulite, pois esse aperto comprime os vasos sanguíneos e os linfáticos, especialmente nas regiões dos glúteos e das coxas. Prefira roupas mais largas e confortáveis para que a sua circulação volte ao normal e invista nas massagens linfáticas para eliminar essas toxinas do seu organismo.

Tabagismo e Alcoolismo

Tanto o tabaco quanto o álcool são grandes inimigos da pele lisinha porque causam a vasoconstrição, ou seja, à menor vascularização e oxigenação dos tecidos cutâneos, levando ao aparecimento dos furinhos. Portanto, faça um bem para a sua pele e para a sua saúde. Pare de fumar e beba apenas socialmente, já que tudo que é exagerado faz mal.

Falta de Água

Há pessoas que odeiam beber água, dando preferência a sucos, refrigerantes ou outra bebida qualquer. Porém, não existe melhor líquido que água, pois ela limpa o nosso organismo, eliminando suas toxinas e gorduras, deixando-nos livres de várias doenças e também da celulite. Beba pelo menos 2 litros por dia e verá a diferença na sua vida.

Mas e Agora, O que eu Faço?

Ao invés de ficar se lamentando e perguntando -“Por que eu tenho celulites?“, é hora de você agir sobre esse problema o quanto antes. Nesse meu artigo abaixo, eu explico algumas das principais dicas para você conseguir se livrar desse problema:

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

Comente!




*Campos obrigatórios