Principais Sintomas da Celulite
Quando está em seu grau mais baixo, dificilmente a celulite apresenta sintomas, mas em alguns casos, é possível senti-los.
Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Dúvidas Frequentes
A celulite, também conhecida como Lipodistrofia Ginóide, é um problema que afeta ou afetará cerca de 95% da população feminina. Isso porque as mulheres contêm maior acúmulo de gordura, toxinas e água em determinadas áreas (glúteos, coxas, pernas e braços), que ficam endurecidas e cheias, o que provoca os famosos desníveis (buracos ou furos) e os nódulos, o que atinge em cheio a autoestima feminina. Se você acha que tem celulite, mas não tem certeza, já que no início é difícil de ser detectada, saiba quais são os principais sintomas da celulite:
Sintomas da Celulite
Se a sua celulite é de grau 1, ou seja, do mais leve, dificilmente você conseguirá percebê-la, pois só fica visível quando a pele é comprimida. Para fazer o teste, aperte a localidade e veja se surgem pequenas ondulações. Normalmente, ela se localiza nas áreas mais gordas como as coxas, as nádegas, os braços, os seios e as pernas, mas costuma atingir somente um lado do corpo. Os primeiros sintomas a serem sentidos ao dor, sensibilidade e vermelhidão locais, que podem ser causados pela tentativa do organismo se livrar da infecção, que causa calor e inchaço. Para a maioria das afetadas, os sintomas são bem leves, mas para algumas mulheres, não são tão fáceis, podendo gerar calafrios, febres, aumento dos batimentos cardíacos, hipotensão arterial, confusão mental e dores de cabeça.
Como Diagnosticar a Celulite
Para ter o diagnóstica correto da celulite, é preciso procurar por um dermatologista, que tomará como base os sintomas e o aspecto da sua pele, que são bem claros para ele. No entanto, em alguns casos, ele precisará fazer exames para ter certeza de que é celulite, e não um coágulo de sangue que pode surgir nas veias mais profundas da perna, já que os sintomas são bem parecidos.
O Que Causa a Celulite?
Há vários motivos para que a celulite apareça. Mulheres com peso excessivo costumam apresentar celulite, já que ela é causada pelo acúmulo de gordura localizado, mas algumas que têm peso normal ou estão abaixo do peso, também podem apresentar celulite porque há um desequilíbrio entre a quantidade de gordura corporal e a massa muscular. Outros fatores causadores da celulite são o sedentarismo, a má alimentação, a falta de hidratação, o tabagismo, o alcoolismo, a poluição, o estresse, as alterações hormonais e a genética. Portanto, dificilmente uma mulher se livra desse incômodo.
Tratamento da Celulite
Se a sua celulite é de grau 1, ou seja, está pouco aparente, somente melhorando a alimentação e realizando atividades físicas é o suficiente para que a sua aparência melhore. Em graus mais altos, você pode fazer drenagens linfáticas para retirar as toxinas do corpo, passar cremes anticelulite ou, se preferir, passar por intervenções cirúrgicas como a endermologia, o laser, a carboxiterapia, o ultrassom com lipolíticos, a criolipólise, entre outras. Entretanto, é importante salientar que esse é um problema de muito difícil solução e o que pode ser feito é apenas amenizar as marcas deixadas pela celulite, pois não existe um tratamento 100% eficaz.

Autora
Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!
Escolhido Para Você
- Os 3 Superalimentos Mais Poderosos da Terra
- Os 3 Alimentos Incomuns que Eliminam a Celulite!
- Os 2 piores vegetais que causam barriga (evite-os)
- 3 Kilos em 1 Semana, Sem Dieta ou Exercício!
- 1 truque simples para eliminar a celulite para sempre
- A verdade chocante sobre a celulite (e como se livrar dela!)