Tipos de Drenagem Linfática para Celulite

Descubra técnicas diferentes de fazer drenagem linfática e a indicação de cada uma delas.

Artigo publicado por Lilian Santana nas categorias: Tratamento

Adeus Celulite

A drenagem linfática é uma das técnicas de combate à celulite mais procuradas nos centros de tratamento. O sucesso dela é em certo ponto merecido, pois consegue além de reduzir um pouco as celulites, melhora a circulação sanguínea, elimina toxinas e reduz o acúmulo de líquido que fica entre as células adiposas. Dessa maneira, além de ficar com a pele mais lisinha, você ainda consegue eliminar alguns centímetros de quadril e coxas.

O Que é a Drenagem Linfática?

A drenagem linfática funciona produzindo manobras que fazem o líquido seguir o mesmo sentido da circulação linfática, por isso, a drenagem tem movimentos muito específicos e seguem sempre o sentido da circulação. Os canais da circulação linfática são frágeis e a linfa flui muito devagar, por isso, os movimentos da drenagem são suaves, repetitivos e lentos, o que pode ser beneficial por relaxar a pessoa também. A drenagem linfática precisa de pressão, fluxo e movimento e, por isso, é uma técnica bem específica.

Mas, embora a clássica massagem, a drenagem linfática manual, ainda seja uma das mais utilizadas, hoje existem vários tipos de drenagem linfática que podem combater a celulite. Conheça agora os mais variados tipos de técnicas que você pode recorrer.

Linfodrenagem

Linfodrenagem

É a drenagem mais comum e mais praticada em centros estéticos. Mas não é por ser a mais comum que é a menos eficaz, pois ela consegue fazer tudo o que qualquer outra drenagem faz. Mas é preciso ter certa técnica manual para fazer o tratamento de maneira correta e eficaz.

O primeiro passo é desenfartar os nódulos, isto é, liberar os pontos dos gânglios linfáticos para que eles possam filtrar da melhor maneira a grande quantidade de líquidos que está por vir. Os pontos principais ficam das partes laterais do tornozelo, região posterior do joelho, virilha, axilas e região medial do abdome, logo abaixo dos seios. Mas se a drenagem for realizada apenas nos membros inferiores não há necessidade de liberar os gânglios da cintura para cima. Depois, basta fazer movimentos de baixo para cima, levando os líquidos em direção aos gânglios para serem filtrados.

Drenagem com Bambu

A drenagem realizada com bambu é extremamente relaxante, e esse é o principal motivo para a sua procura ter crescido nos últimos anos. Ela começa com o mesmo estímulo aos pontos que estão localizados os gânglios linfáticos da massagem tradicional, e é realizado também de forma manual. Depois de terminada a primeira fase, passa-se á massagem propriamente dita com os bambus. São utilizados bambus polidos de diferentes tamanhos para essa técnica, e a dureza relativa da fibra do bambu é capaz de realizar a drenagem e ao mesmo tempo realizar uma ação muscular pontual, relaxando por completo a paciente. Ela é efetiva no combate à celulite e diminui a gordura localizada, não perdendo em nada para a técnica manual.

Drenagem com Ventosaterapia

Baseada na tradicional medicina chinesa, essa técnica usa como auxiliar pequenos copos específicos para formar um vácuo na pele. O movimento de sucção, que é realizado na retirada nos copos, faz com que as toxinas que estão em camadas mais profundas da pele se direcionem para a superfície. Dessa maneira, quando a drenagem for realizada, uma quantidade maior de toxinas será mobilizada e por sua vez, serão eliminadas. O valor das sessões podem variar de 50 a 80 reais.

Ventosaterapia

Drenagem Ortomolecular

O diferencial desta técnica é o uso de substâncias ortomoleculares, usadas para restabelecer o equilíbrio químico no organismo. Neste caso, os produtos irão agir especificamente retirando toxinas que estão em excesso no organismo.

Mas antes de iniciar a aplicação do produto é necessário retirar a camada de tecido morto com uma esfoliação. Quando a pele fica livre desse tecido e de agentes agressivos do dia a dia como a poeira e o monóxido de carbono dos carros, a substância penetra melhor e mais rapidamente nos tecidos subcutâneos. Juntamente com o produto, que pode ser aplicado em forma de creme ou gel, é realizada uma massagem que ativa a circulação, fazendo com que as propriedades do composto ortomolecular se espalhem mais rapidamente pelo corpo.

Drenagem de alta pressão

A drenagem linfática de alta pressão não é realizada em muitas clínicas no Brasil, mas torça para que haja uma dessas próximas a você. Isso porque essa drenagem combina a técnica manual a doses de tecnologia, que aumentam e muito os efeitos da drenagem e possuem efeitos profundos na redução da celulite. A técnica é iniciada como uma drenagem comum, com os movimentos manuais tradicionais e que são excelentes para a saúde geral do organismo feminino.

Logo depois, entra em cena um aparelho que emite ultrassom e infravermelho, elementos que vão agir nas camadas mais profundas da pele. O ultrassom é utilizado para quebrar células de gordura acumuladas e forçar (através da própria drenagem que está sendo realizada) a sua eliminação. Já o infravermelho acelera o fluxo sanguíneo e melhora substancialmente a circulação, realizando uma espécie de drenagem artificial, mas muito eficiente.

Eu Devo Fazer Drenagem?

Essa é uma opção que varia de mulher para mulher: São diversos pontos a considerar como preço, grau da celulite, tempo disponível, etc.

Se você possui tempo e dinheiro de sobra (pode me dar um pouco tá?), então as massagens podem ser uma opção bem interessante. Elas não irão fazer milagres, mas ajudarão um pouco na aparência dos furinhos indesejados.

Porém, eu sempre volto a falar a mesma coisa. A única maneira de acabar de forma definitiva com a celulite, é através de movimentos direcionados que atuam diretamente em todos os músculos da parte inferior do corpo de maneira uniforme.

Se você possui celulite de grau I ou grau II, esses exercícios trarão resultados impressionantes em cerca de 1 mês, onde em muitos casos a celulite desaparece por completo. Se você possui celulite de grau III você levará cerca de 2 meses para ver um resultado já satisfatório, enquanto que para grau IV será necessário pelo menos 3 meses.

De qualquer modo, deixo aqui abaixo o link para o vídeo que fala sobre os movimentos direcionados: ASSISTA, VALE A PENA!

Vídeo Adeus Celulite

Lilian Santana

Autora

Lilian Santana é formada em educação física e nutrição. Criou um blog para ajudar mulheres que enfrentam os mesmos problemas que ela já passou: os temíveis furinhos da celulite!



Escolhido Para Você

Adeus Celulite

Comente!




*Campos obrigatórios